A (anti)alimentação dos estudantes universitários em Portugal

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 Leave a Comment



Em Portugal, é sabido que os estudantes cometem vários erros alimentares a partir do momento em que entram para a universidade. A correria do dia-a-dia, frequências, trabalhos e saídas à noite, ocupam todo o tempo dos estudantes e isso faz com que, muitas vezes, não haja tempo para cozinhar convenientemente. Saltar refeições e não tomar o pequeno-almoço é uma constante; para não falar do elevado consumo de bebidas alcoólicas e do reduzido consumo de alimentos ricos em fibras e vegetais.

Miguel Moutinho, aluno do 3º ano de Línguas e Relações Empresariais, refere mesmo que “nestes últimos três anos os meus hábitos alimentares não têm sido muito saudáveis, muita comida do McDonald’s e muita fast food”. O facto é que estes erros alimentares contribuem para a perda de atenção nas aulas, afectando o aproveitamento escolar. No entanto, esta não é uma das primeiras preocupações dos estudantes quando entram para a universidade. “Não foi uma das minha primeiras preocupações, mas quando cheguei à faculdade pensava sempre o que é que vou comer, se carne ou peixe”, afirma Luciana Ribeiro, aluna do 1º ano de Línguas e Relações Empresariais.

Bares e cantinas são locais de passagem dos estudantes. Há uma tentativa para disponibilizar uma oferta variável e saudável mas nem sempre isso acontece, e quando acontece não é bem recebido pelos estudantes. Adriana Botelho, gerente do bar do Complexo Pedagógico, explica mesmo que os estudantes “não fazem pedidos muito saudáveis não, é só panikes… Na hora da refeição querem sempre sobremesa, nunca querem a sopa”.

Esta é a realidade dos estudantes universitários portugueses, à qual os estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro não escapam. Os fritos, congelados e a comida típica do McDonald’s fazem parte da alimentação diária dos estudantes universitários vila-realenses. Um assunto que acaba por ser ignorado mas que consiste uma preocupação para a comunidade médica.


Stumble
Delicious
Technorati
Facebook
Digg

0 comentários »

Leave your response!

Add your comment below,or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.