Programa Erasmus- Viver uma aventura!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 Leave a Comment


O programa de mobilidade Erasmus é uma das acções do Programa Aprendizagem ao longo da vida. Este programa recebeu o nome do humanista e teólogo Desiderius Erasmus de Roterdão e dá uma importante relevância à mobilidade a ao desenvolvimento das perspectivas de carreira na aprendizagem.

O programa Erasmus destina-se a estudantes, professores, empregados de empresas que desejam ensinar no estrangeiro e a funcionários da universidade uma formação noutro país da Europa. Este programa permite, anualmente, a 180 000 estudantes estudar no estrangeiro. As estatísticas indicam que, um período passado no estrangeiro pode enriquecer a vida de um estudante tanto a nível académico como a nível da aquisição de competências interculturais. A troca de cultura apresenta benefícios para os participantes e para as instituições de origem e de acolhimento.

Aprender outra língua, estudar num país completamente diferente, conhecer uma cultura diferente, tradições é sempre uma aventura para os estudantes do programa de intercâmbio Erasmus. Por isso, Anabel Royo, Iveta Nova’kov’a, Asia Kraska e Gosia Kowalczyk quatro estudantes decidiram viver a aventura em Portugal, na Universidade de Vila Real, na região de Trás-os-montes e Alto Douro. Para Iveta Nova’kov’a da Republica Checa, Vila Real não foi a sua primeira escolha muito pelo contrário. Contudo Asia Kraska vinda da Polonia afirma que escolheu Portugal por influência dos amigos portugueses que lhe contaram as tradições, cultura, e os nossos diferentes hábitos . Quanto às expectativas deste semestre em Portugal Anabel Royo, aluna vinda da Espanha, afirma que “espero aprender coisas que não posso aprender em Espanha”. Por sua vez, o facto de as aulas serem dadas em português tornou-se num problema não só para Gosia Kowalczyk, mas também para algumas das suas amigas que imaginavam que as aulas iam ser dadas em inglês.

Felizes e optimistas até ao fim do semestre, as quatro estudantes de Erasmus sorriem para esta aventura e Anabel Royo afirma: “Ás vezes é difícil para mim porque não temos Bolonha em Espanha e vir para aqui em Erasmus tenho que trabalhar mais do que trabalho em Espanha”. Mas não é a única, a estudante Asia Kraska também conta que a sua experiência é óptima e para Gosia a integração na cultura portuguesa foi fácil. Durante as aulas, as alunas estrangeiras convivem com os colegas de turma, e á noite há sempre um tempo para algum divertimento e convívio. O programa Erasmus não é só estudo, deste modo, todas as alunas afirmam que Vila Real tem óptimas diversões.


Para informações sobre o programa Erasmus, basta dirigir-se ao gabinete de Relações Internacionais da universidade.

Stumble
Delicious
Technorati
Facebook
Digg

0 comentários »

Leave your response!

Add your comment below,or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.