Estudantes caboverdianos na UTAD

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 Leave a Comment

Cabo Verde é um dos países africanos que Portugal colonizou durante muito tempo, por isso, acabou por incutir a sua cultura, língua e não só. No entanto a cultura caboverdiana assemelha-se muito à cultura portuguesa. Cabo Verde foi um dos países mais difíceis de colonizar pois antes da chegada dos portugueses não havia nada, para além de areia e sal, por isso para colonizá-lo eles tiveram que trazer os escravos da Guiné, pois o clima que é muito quente e pouco húmido não favorecia a estadia dos portugueses nas ilhas.
No entanto a diferença entre esses dois povos desde muito cedo foram visíveis, mas nem por isso fez com que os portugueses desistissem de o colonizaram por isso optaram por uma outra técnica que era trazer os escravos da costa de África para poder dar início à colonização. Desta forma, devido ao cruzamento entre os portugueses e os escravos, resultou uma nova geração ou melhor dizendo uma nova raça (caboverdianos), nova cultura e língua (crioulo).
Hoje Cabo Verde é um país com a sua própria cultura e língua. Da mesma forma que os portugueses encontraram algumas dificuldades para estar nas ilhas de Cabo Verde, os caboverdianos encontraram-nas em Portugal, não só pelo facto de deixar o sol para viver na "sombra" (chuva, frio, etc) diga-se de passagem uma escolha não muito inteligente, mas também, pela necessidade de ter uma formação, com mais possibilidades ou opções de escolha, faz com que muitos caboverdianos e não só, emigrem para Europa para se formarem. Portugal por ser ex-colonizador de Cabo Verde, torna-se um dos principais países de destino para os estudantes dos PALOP, pois a língua é conhecida. O que torna a estadia em Portugal uma tarefa complicada, desses estudantes é a adaptação (continuação de vídeo) ao clima, pois a diferença é grande.

Stumble
Delicious
Technorati
Facebook
Digg

0 comentários »

Leave your response!

Add your comment below,or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.