Uma perspectiva da Diferença

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 Leave a Comment




Realizou-se dia 3 de Dezembro de 2009 o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para comemorar esta data, o Núcleo de Engenharia da Reabilitação e Acessibilidades Humanas (NAERA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro organizou um "Jantar Sem Mãos" , uma actividade lúdica para exteriorizar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência motora. Esta iniciativa foi levada a cabo na Cantina Além-Rio.





O Jantar foi uma das muitas iniciativas realizadas pelo Núcleo, que tem vindo a fazer um trabalho excepcional para demonstrar a realidade das pessoas com capacidades reduzidas, como afirmou o seu presidente, David Fonseca.

A preparação deste Jantar foi feita com bastante empenho por parte de todos os envolventes (organização), tendo sempre em atenção as dificuldades das pessoas com deficiência motora, para facilitar a tarefa neste “Jantar Sem Mãos”, os alunos de E.R.A.H criaram talheres personalizados, com materiais económicos, como esponjas encaixadas no respectivo talher, para auxiliar o seu manuseamento. Para dificultar a tarefa aos convidados, e mostrar à população que os deficientes motores não têm limitações na alimentação foram-lhes colocadas algumas restrições: talas em cartolina nas mãos e dedos, foram-lhes amarrados os braços de forma a sentirem mesmo as verdadeiras dificuldades das pessoas com dificuldades a nível de motricidade e tentarem adaptar-se.

Existem materiais que podem ser usados como recurso que permitem um manuseamento fácil dos talheres. No entanto, há a desvantagem dos custos, pois o preço de um garfo adaptado ronda os €13. Os talheres adaptados facilitam a alimentação das pessoas com deficiência motora, devido às suas diferentes utilidades e de fácil acesso.

Os participantes do jantar puderam usar as respectivas criações e testemunharam, na primeira pessoa, as dificuldades que os deficientes motores sentem na mobilidade durante as suas refeições.

Vários estudantes da UTAD, que, apanhados de surpresa, decidiram participar nesta ideia, afirmaram, peremptoriamente, as dificuldades sentidas. Um dos participantes foi o coordenador do curso de Engenharia da Reabilitação e Acessibilidades Humanas que não quis deixar de dar o exemplo.

Os objectivos deste Jantar foram cumpridos, facto comprovado pela adesão por parte dos alunos em geral.



Ana Espírito Santo e Sara Oliveira


Stumble
Delicious
Technorati
Facebook
Digg

0 comentários »

Leave your response!

Add your comment below,or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.