GAIVA - O TEU FUTURO PODE COMEÇAR AQUI!

sábado, 12 de dezembro de 2009 Leave a Comment



Todos os anos saem da UTAD milhares de licenciados. Neste âmbito a universidade sentiu a necessidade de criar um gabinete de saídas profissionais, designado por GASP, em 2002, que resultou da transformação de uma UNIVA com o apoio do centro de emprego.

Os principais objectivos deste projecto são apoiar os estudantes e recém-licenciados em todo o processo da procura activa de emprego, nomeadamente na elaboração de Curriculum Vitae, cartas de candidatura e preparação para entrevistas. O apoio à frequência de estágios curriculares e profissionais, os cursos de formação profissional e a promoção de outras formas de contacto com o mercado de trabalho são também uma das orientações que o gabinete propõe. No entanto, a recolha e divulgação de ofertas de emprego e de formação profissional é a principal preocupação do GASP. Para atingir estes objectivos, o gabinete efectua regularmente contactos com empresas no sentido de promover a articulação entre estas entidades e o ensino superior. Analisar de forma sistemática o comportamento do mercado de emprego face à procura das várias áreas de licenciatura, é também um contributo para a definição/redefinição da política de criação de licenciaturas.

A Dra. Cristiana Rego foi a responsável pela liderança deste projecto, que recentemente passou a designar-se por GAIVA -Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Activa-, devido aos novos estatutos da UTAD. A mudança não se deu apenas ao nível da designação, mas também ao local das instalações e à própria equipa de trabalho.

Os alunos têm acesso às propostas do GAIVA através e-mail do aluno ou através de uma inscrição no próprio gabinete. Ainda assim são poucos os que têm conhecimento da existência deste serviço, disponibilizado pela Universidade. Talvez por isso não exista a procura esperada, mas quando esta se verifica os resultados são positivos.

O problema do desemprego é uma realidade social. Uma vez que a Universidade disponibiliza um projecto deste género, os alunos devem aproveitar este serviço para combater esta realidade.


Luciana Carvalho e Marlene Silva

Stumble
Delicious
Technorati
Facebook
Digg

0 comentários »

Leave your response!

Add your comment below,or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.